Verdadeiro ou falso?
Texto e foto que circulam pelas redes sociais e em diversos blogs afirmam que um rapaz teria sido agredido após falar sobre religião em ônibus e um mudo volta a falar. Será?
A história apareceu na web em fevereiro de 2013. De acordo com a notícia – que foi exaustivamente compartilhada no Facebook – um rapaz resolveu falar para os passageiros do ônibus em que ele viajava sobre a volta de Jesus Cristo e, quando um homem resolveu xingá-lo e, só depois de mandar o garoto se sentar, descobriu que o moço era mudodescobriu que seu filho – que era mudo – voltou a falar e o que todos ali haviam presenciado um milagre!
O texto (sem correções) diz o seguinte:
“Um jovem de apenas 15 anos… estava no ônibus quando Deus tocou no coração dele. Deus pediu que ele levantasse do banco e dissesse aos passageiros sobre a volta de Cristo, quando um homem que estava sentado lá trás gritou: – cale a boca e senta! o jovem envergonhado sentou, mas novamente foi tocado e levantou dizendo as mesmas palavras, o homem o ameaçou em dar alguns tapas e o jovem se calou, mas Deus continuava a incomodá-lo, ele se levantou e gritou que Jesus estava voltando, o homem com uma criança no colo foi em direção a ele para agredi-lo, quando a criança disse: – papai não bate nele não, ele é enviado de Deus! este homem se colocou em lágrimas.
E o jovem perguntou: – porque estás chorando? o homem, ainda em lágrimas, respondeu: – o meu filho era mudo e agora está falando!”
Junto com o fato descrito, uma imagem comprovava o acontecido:
Fonte: E-farsas.com
Verdadeiro ou falso?
A história é até bonita, mas não quer dizer que seja real!
Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, algumas notícias possuem certas características que denunciam o boato eletrônico:
O texto não é datado. Dessa forma, que o lê não sabe se a “notícia” é fresca ou se o fato aconteceu há muito tempo. Não há nenhuma fonte que comprove o fato. Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente.
No caso, religião mistura fatos reais com falsos. No caso, usou uma fotografia que não tem nada a ver com o ocorrido. Não tem autor. Ninguém assume a autoria do texto. Pede para ser compartilhado.
A foto usada na notícia
A imagem que mostra um rapaz chorando, dentro de um ônibus, não tem nenhuma relação com o fato que foi espalhado pela web.
Como podemos ver na Revista Eletrônica Policial Anjos Guardiões, a fotografia faz parte de uma galeria de fotos tiradas pelo fotógrafo Alex Diaz em janeiro de 2010, durante um assalto ocorrido na Bahia.
De acordo com o Anjos Guardiões, dois ladrões assaltaram um ônibus que fazia a linha Lapa – Cidade Nova e, ao serem cercados pela polícia, fizeram os passageiros de reféns. Após horas de negociações entre a RONDESP e os bandidos, o policial Paulo Portela e sua equipe conseguiram render a dupla de sequestradores – que foram presos.
Conclusão
A notícia é falsa. Trata-se apenas de um conto anônimo que usou uma foto de um rapaz chorando para dar mais credibilidade ao texto.